A importância do cálcio

A importância do cálcio

Saiba quais são as funções do cálcio ou onde pode encontrá-lo.

O cálcio é um dos minerais mais importantes para o organismo humano. Descubra porquê. 

O mais certo é que desde pequeno esteja habituado a ouvir falar da importância do cálcio para os ossos. E ainda que isso seja verdade, a importância deste mineral é bem mais abrangente. Ora veja.
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As funções do cálcio? 
 

O cálcio é um dos minerais mais importantes para o organismo humano e basta olhar para as suas principais funções para perceber porquê. 
 
Vital para o bom funcionamento celular, o cálcio está presente em grande quantidade no organismo humano. Aliás, constitui 2% do peso de uma pessoa e cerca de 99% do cálcio existente no organismo está presente nos ossos, ao passo que 1% está no sangue. 

Além de ser essencial para a formação estrutural e manutenção dos ossos é também importante para a formação (e manutenção) dos dentes. Mas não só. O cálcio estimula também a circulação sanguínea e, ao atuar com a vitamina K, auxilia na coagulação do sangue. 

Tem ainda impacto a nível do sistema nervoso, ao atuar no processo de contração e relaxamento dos músculos ou na transmissão dos estímulos nervosos. 

Os bons níveis de cálcio são ainda fundamentais para a prevenção e tratamento de osteoporose. 

Como se processa a absorção de cálcio? 

 
O cálcio encontra-se no esqueleto humano (que armazena cerca de 95% do cálcio) e no sangue (que o transporta para as células e órgãos). 

O cálcio é essencial durante toda a vida. Mas as necessidades variam e vão-se ajustando. E se na infância e adolescência a massa óssea está ainda em desenvolvimento, sendo que ocorre o desenvolvimento de 90% da massa óssea; na fase adulta se desenvolvem os restantes 10%. É a partir da fase de estagnação que se deve ter particular atenção aos níveis de cálcio, de forma a assegurar sempre as reservas necessárias. 

Mas como é que isso se processa? O nosso organismo não consegue produzir cálcio, pelo que tem de ser disponibilizado através da ingestão de alimentos (ou suplementos). No entanto a ingestão de alimentos com alto teor de cálcio nem sempre implica uma boa absorção do mesmo por parte do organismo. A biodisponibilidade do cálcio é uma propriedade que determina a sua absorção no organismo, sendo que o leite e derivados são os que apresentam maior bionisponibilidade (maior capacidade de absorção). Assim torna-se importante a ingestão de diferentes fontes de cálcio de forma a que a sua absorção seja a mais adequada.

Onde encontrar cálcio?
 

A lista de alimentos que contêm este mineral é bastante abrangente. Entre as fontes de cálcio podem enumerar-se as seguintes:   


1. Leite e derivados
2. Brócolos
3. Agrião
4. Couve
5. Espinafres
6. Alface
7. Figos
8. Aveia
9. Salsa
10. Beterraba 
11. Batata-doce
12. Cebola 
13. Milho 
14. Sementes de sésamo 
15. Laranja 
16. Amêndoas 

Para potenciar a absorção de cálcio é muito importante a combinação de uma alimentação equilibrada, variada e que forneça os níveis necessários deste mineral, com a prática de exercício físico.

 

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