A água de coco emagrece?

A água de coco emagrece?

Descubra se um dos benefícios da água de coco é ajudar no emagrecimento.

É uma bebida natural com variados benefícios para a saúde – contudo, será que a água de coco emagrece?
 

É umas das bebidas da moda. Como já mencionamos aqui, a água de coco apresenta vários benefícios para a saúde.

Contudo, a resposta à questão “A água de coco emagrece?” pode não ser tão positiva.
 

O QUE É A ÁGUA DE COCO?


Em primeiro lugar, importa explicar que a água de coco é o sumo extraído a partir do coco ainda verde - quanto mais maduro estiver o fruto, menos água fornece, uma vez que o coco maduro é essencialmente constituído por polpa.
O valor nutricional e sabor da água de coco podem variar de acordo com a fase maturação ou com o tamanho e/ou tipo de cultivo.

A água de coco é uma bebida naturalmente rica em vitaminas (vitamina A, vitamina C e vitaminas do complexo B) e minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio e sódio) sendo, por isso uma das melhores fontes naturais de eletrólitos.
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Devido à sua riqueza em micronutrientes, a água de coco possui variados benefícios para o nosso organismo. O potássio e o sódio ajudam no controlo da pressão arterial e atuam como diurético natural, enquanto o cálcio regula a atividade neuromuscular.

Além dos micronutrientes, a água de coco contém ainda açúcares, fibra e pequenas quantidades de proteína e lípidos. Note que as calorias da água de coco são essencialmente provenientes de hidratos de carbono simples (açúcares).
 

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL DA ÁGUA DE COCO (por 100 ml):


  • Valor energético: 19 kcal
  • Lípidos: 0.2g
  • Hidratos de Carbono: 3.7 g
  • Dos quais açúcares: 2.6g
  • Fibra: 2.6g
  • Proteína: 0.7g
     
Apesar da recente popularidade e mediatismo recente, será que quando o objetivo é perda de peso a água de coco é a melhor opção? Por outras palavras, será que a água de coco emagrece?
 

A ÁGUA DE COCO EMAGRECE?


São vários os argumentos utilizados a favor da teoria de que á água de coco emagrece. No entanto, é preciso analisar com mais detalhe antes de saltar para conclusões precipitadas.
 

1. MELHOR HIDRATANTE O QUE A ÁGUA?

Todas as bebidas são hidratantes: a vantagem da água de coco é o facto de conter grandes quantidades de sódio e potássio, eletrólitos essenciais para a reidratação depois de um esforço físico intenso. 

Se o seu objetivo não é emagrecer e tem uma atividade física intensa, pode optar por água de coco para repor os fluídos e eletrólitos perdidos durante a prática de exercício. Verifique apenas que está a comprar água de coco pura e não as versões com diferentes sabores, que trazem consigo açucares adicionados.

Efetivamente, a água de coco é muitas vezes usada como hidratante em casos de doença gastrointestinais, funcionando como substituto de emergência de soluções médicas intravenosas de reposição de fluidos e eletrólitos corporais.

No entanto, é preciso não esquecer que para perder peso é preciso promover um balanço energético negativo (gastar mais calorias do que as calorias que são ingeridas), nunca sendo demais salientar que a água de coco são “calorias líquidas”.

De facto, utilizar a água de coco como bebida antes, durante ou depois do exercício físico pode mesmo “anular” as calorias gastas durante o treino.

Deste modo, se quer perder peso, a sua primeira opção para hidratar deve ser sempre água.

Nota: Embora não deva substituir a água, a água de coco pode ser uma alternativa saudável aos refrigerantes e sumos açucarados.
 
 


2. PROMOVE A SACIEDADE?

Embora contenha pequenas quantidades de fibra, estas não são suficiente para fazer da água de coco um alimento saciante: ou seja, não faz com que se sinta sem fome durante algum tempo e que, consequentemente, ingira menos calorias na refeição seguinte.

Concluindo, a água de coco não é um alimento que promova a saciedade.
 
 


3. AUMENTA O METABOLISMO?

Segundo alguns estudos, beber água de coco regularmente parece, de facto, ajudar a acelerar o metabolismo de uma forma natural, melhorando os níveis de energia e ajudando o organismo a queimar gordura de forma mais rápida: este pode ser um dos argumentos que fazem da água de coco um bom aliado no emagrecimento.

No entanto, falta ainda evidência científica mais consistente que sustente este efeito da água de coco.
 

Informação importante a reter:


  • A água de coco pode ter propriedades interessantes a nível da saúde, se consumida em quantidades moderadas;
  • Se esperava encontrar na água de coco a solução milagrosa para perder peso, vêm aí más notícias - a resposta à questão “a água de coco emagrece?” é negativa;
  • Nenhum alimento emagrece - todos os alimentos (exceto a água) têm um valor energético associado, ou seja, tudo aquilo que ingerimos traz consigo calorias;
  • Se quiser usufruir dos benefícios da água de coco na sua saúde, ingira esta bebida em quantidades moderadas e incluída numa alimentação saudável e equilibrada e pratique regularmente exercício físico – isto sim, emagrece!

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