8 Causas da celulite

8 Causas da celulite

Saiba o que pode causar o “pesadelo” de muitas mulheres.

Na origem da celulite podem estar vários fatores. Descubra alguns deles. 

A celulite – a famosa pele “casca de laranja” – representa um verdadeiro “pesadelo” para muitas mulheres. E são mesmo muitas. Os números apontam para que – pelo menos – 90% das mulheres em todo o mundo têm celulite. Combatê-la pode ser difícil mas para a combater de forma mais eficaz nada melhor que saber o que a pode originar. É disso que hoje vamos falar: das causas da celulite. Saiba quais são. 
 

As principais causas da celulite 

 
Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já.

1. Fatores genéticos 

 
Sim, é verdade, os seus genes podem ser os principais culpados pelo aparecimento de celulite. Certas pessoas são mais propensas que outras ao aparecimento de celulite. 
 

2. Desequilíbrios hormonais

 
Existe uma razão para as mulheres serem tão afetadas com a celulite e os homens não: as hormonas. Na realidade, as hormonas têm uma forte influência no aparecimento da celulite. Esta propensão pode ainda ser acentuada em alturas em que se verificam alterações hormonais (como a puberdade, a menopausa ou durante a gravidez) ou ainda quando há o uso de métodos anticoncecionais hormonais (como a pílula). 
 

3. Má circulação sanguínea 

 
A má circulação dificulta a eliminação de líquidos e toxinas (devido ao retorno deficitário de sangue venoso) e, como consequência, promove o aparecimento de celulite. 
 

4. Estilo de vida sedentário 

 
Quando se fala em celulite, fala-se também nas formas de a combater ou eliminar onde nunca falta a referência ao exercício físico como uma das principais armas contra a celulite. Logo por aí é fácil de perceber que o sedentarismo pode ser uma das causas do aparecimento de celulite, já que pode provocar (por exemplo) a má circulação sanguínea, uma das causas já enumeradas, bem como um desgaste inferior de gordura que contribui também ela para o aparecimento de celulite. 
 

5. Tabagismo 

 
Além de todos os malefícios do tabaco já bem conhecidos, agora pode juntar mais um: a celulite. O tabaco contribuiu para má circulação sanguínea e promove o aparecimento da tão odiada pele “casca de laranja”. 
 

6. Stress 

 
Pode originar alterações hormonais e, consequentemente, favorecer o aparecimento de celulite. 
 

7. Má alimentação 

 
À semelhança do que acontece com o exercício físico, também a alimentação saudável e equilibrada é apontada como uma das melhores ferramentas para combater a celulite. Pessoas que não têm uma alimentação cuidada estão por isso mais “expostas” ao aparecimento de celulite. O sal, o açúcar, a gordura e a falta de água são os seus piores inimigos. Por isso trate já de os eliminar!
 

8. Uso de roupas apertadas 

 
Podem dificultar a circulação que, já se sabe, pode contribuir para o aparecimento de celulite. 
 

Veja também: