7 Maneiras diferentes de comer sementes de chia

7 Maneiras diferentes de comer sementes de chia

Receitas divertidas, deliciosas e simples!

Já não precisa de comer sementes de chia apenas em saladas. Damos-lhe 7 opções fáceis, diferentes e deliciosas que vai querer experimentar.

As sementes de chia são ricas em nutrientes, proteínas, minerais, fibras e ácidos gordos o que faz desta pequena semente a melhor aliada da sua saúde. Basta uma colher de sopa por dia para prevenir e regular doenças cardiovasculares e a diabetes, regular o trânsito intestinal, prevenir a anemia e reforçar o sistema imunitário. Ainda dá uma ajuda na perda de peso e é uma poderosa fonte de cálcio. 

Sim, esta semente tem superpoderes e é tempo de tirar partido de todos os seus benefícios. Para isso, selecionamos 7 receitas deliciosas e saudáveis que pode comer ao pequeno-almoço, ao lanche, para acompanhar a refeição ou como sobremesa. Experimente! 
 

7 Formas diferentes e simples de comer sementes de chia

  
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1. Gelados de framboesa, chia e coco


Numa taça, coloque 3 colheres de sopa de sementes de chia, 350 ml de leite de coco, mexa muito bem e acrescente 1 colher de sopa de açúcar e ¾ de chávena de framboesas. Deixe repousar durante duas horas, coloque em moldes de gelado e leve ao congelador durante a noite.
 

2. Mousse de chocolate e chia
 



No liquidificador, mistute 1 lata de leite de coco, ¼ de chávena de sementes de chia, ¼ de chávena de xarope de ácer e ¼ de chávena de cacau em pó. Deixe repousar no liquidificador durante 10 minutos, até que as sementes dobrem o tamanho. Triture, coloque em copos e deixe no frigorífico durante 4 horas. Sirva com cerejas.


3. Barra de cereais, cerejas e chia


Num robot de cozinha junte 1 chávena de nozes pecan, ½ chávena de cerejas secas, ¼ de chávena de sementes de abóbora, 2 colheres de sopa de sementes de chia, 1/3 de chávena de manteiga de amendoim, 2 colheres de sopa de xarope de ácer e ¼ de chávena de coco ralado. Triturar até formar uma pasta, coloque a mistura num tabuleiro e leve ao frigorífico durante 2 horas. Parta em retângulos e está pronto a comer.
 

4. Pudim de chia, kiwi e romã
 



Num frasco, junte 3 colheres de sopa de sementes de chia a 350 ml de leite de amêndoa, tape e agite. Deixe descansar durante 15 minutos. Adicione uma colher de chá de açúcar de coco ou outro da sua preferência. Verta para uma taça e cubra pedaços de kiwi e romã.
 

5. Granola com sementes de chia e damascos


Num robot de cozinha junte ½ chávena de sementes de abóbora, ½ chávena de sementes de girassol, 2 colheres de sopa de sementes de chia e triture duas vezes, apenas até obter um textura com pedaços generosos. 

De seguida, adicione ½ chávena de coco ralado, 2 colheres de sopa de xarope de ácer e triture durante 20 segundos. Coloque a mistura numa assadeira e leve ao forno, durante 20 minutos, a 150 graus. Deixe arrefecer completamente, junte os damascos e guarde num recipiente hermético. Sirva com iogurtes, leite, gelados ou outras sobremesas a gosto.
 

6. Limonada de framboesa e chia
 



Junte 2 chávenas de água ou água de coco, o sumo de ½ limão, ¾ de chávena de framboesas trituradas, 2 colheres de chá de açúcar e 3 colheres de sopa de sementes de chia. Deixe repousar durante 30 minutos até que tenha formado uma consistência gelatinosa. 
 

7. Tosta de abacate e sementes de chia


Para terminar a receita mais simples de todas. Um tosta de pão coberta com fatias de abacate maduro salpicado com sementes de chia, sal marinho e limão e malagueta raspados na hora. 

Para além destas sete receitas, as sementes de chia podem ser usadas de variadas formas, nomeadamente para engrossar molhos, salpicadas em saladas, massas ou arrozes, a acompanhar iogurtes, incorporadas em batidos de fruta, massas de pão ou de bolo, na sopa, enfim, não há limites para a utilização da chia. 



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