5 Receitas de sobremesas fáceis

5 Receitas de sobremesas fáceis

As nossas escolhas são de comer e chorar por mais!

Veja as nossas sobremesas fáceis mas suficientemente diferentes para surpreender. Faça uma já hoje e deixe a dieta para amanhã!

Sobremesas fáceis são sempre bem-vindas! Escolhemos cinco propostas de sobremesas fáceis que pode fazer, rapidamente, em qualquer altura. Se, de repente, tem convidados para jantar, prepare umas taças banoffee ou um crocante de frutos vermelhos. Amanhã vai almoçar a casa dos seus pais? Que tal uma triffle embriagada ou um tiramisu de irish cream? Todas sobremesas fáceis e deliciosas, com o selo de garantia do Vida Ativa.

5 receitas de sobremesas fáceis


1. Triffle embriagada






2 pães de ló de compra
Conhaque - ou outra bebida do género
800 g de morangos, sem pé, cortados ao meio
250 g de biscoitos almendrados esmigalhados
1 vagem de baunilha – ou gotas de essência de baunilha
100 g de açúcar em pó
900 ml de natas
20 g de chocolate branco ralado
Uma taça grande de vidro

Parta o pão de ló em fatias de 5 mm e forre o fundo da taça com algumas. Têm que ficar bem apertadas. Pincele as fatias com o conhaque. Escolha morangos mais ou menos do mesmo tamanho e coloque-os encostados ao vidro da taça. Coloque as migalhas dos biscoitos até um terço da altura dos morangos. Numa taça, bata bem as natas, a baunilha e o açúcar. Espalhe uma parte das natas na taça até ficar uns milímetros acima dos morangos. Nivele com uma faca, de seguida salpique com o chocolate. Repita todo o processo até a taça encher. Termine com uma camada de morangos.




2. Divino de chocolate


6 ovos
200 g de açúcar
250 g de chocolate de qualidade (tablete)
250 g de manteiga

Pré-aqueça o forno a 180 graus e forre uma forma amovível com papel vegetal. Derreta o chocolate com a manteiga, de preferência, em banho maria. Bata os ovos com o açúcar até ficar com uma mistura cremosa. Misture tudo e verta para uma forma amovível. Leve ao forno durante 15 a 18 minutos. Não mais! Vai parecer que não cozida mas é aí que está a beleza desta sobremesa fácil. 


3. Crocante de frutos vermelhos


125 g de manteiga
60 g de flocos de aveia
40 g de amêndoas
30 g de sementes de girassol
70 g de farinha
1 c. de chá de canela
75 g de açúcar amarelo
5oo g de frutos vermelhos
2 c. de chá de farinha de milho
50 g de açúcar, de preferência, baunilhado

Pré-aqueça o forno a 200º. Derreta a manteiga e reserve. Misture os flocos de aveia, as amêndoas laminadas, as sementes de girassol, a farinha, a canela e o açúcar numa taça. Coloque os frutos vermelhos (amoras, framboesas e mirtilos) numa assadeira, polvilhe com a farinha de milho e o açúcar baunilhado e mexa com cuidado. Verta a manteiga na mistura anterior e deite por cima dos frutos. Leve ao forno durante 25 minutos. Sirva com gelado. 


4. Tiramisu de Irish Cream






350 ml de café expresso frio (350 ml água + 9 c. de chá de café expresso)
250 ml de licor Baileys
2 pacotes de biscoitos de champanhe
2 ovos
75 g de açúcar 
500 g de mascarpone
2 ½ c. de chá de cacau em pó

Misture o café com 175 ml do Baileys numa taça e mergulhe os biscoitos neste líquido. Devem ficar molhados mas é preciso ser rápido para que não desfaçam. Cubra um pyrex com uma camada de biscoitos. Separe os ovos e guarde uma das claras. Bata  as gemas e o açúcar até ficar com uma mistura cremosa e esbranquiçada, junte o restante Baileys e o mascarpone. 

Bata a clara em castelo e envolva na mistura anterior. Espalhe por cima dos biscoitos, coloque mais uma camada de biscoitos e termine com uma camada da mistura de mascarpone. Leve ao frio durante a noite. Antes de servir, com a ajuda de um coador, polvilhe com o cacau.


5. Taças Banoffee





1 pacote de bolachas de canela – ou outra que goste
1 lata de leite condensado cozido
3 bananas maduras
2 pacotes de natas frias
2 c. de sopa de açúcar (rasas)
Chocolate para raspar
Taças/copos de vidro

Coloque as bolachas num pano de cozinha, feche-o com um nó e bata com o pano na bancada para desfazer as bolachas. A ideia é ficar com uns pedaços maiores, outros mais pequenos e outros totalmente esfarelados. Coloque no fundo de cada taça duas colheres de sopa de bolacha. Mexa o leite condensado com um colher e distribua-o pelas taças. Corte a banana em rodelas e coloque-as no meio e por cima do leite condensado cozido. Bata as natas em chantilly com o açúcar. Divida o chantilly pelos copos e termine com raspas de chocolate e mais um pouco de bolacha.


Veja também: