5-HTP: o seu aliado no combate à depressão, insónia e excesso de peso

O 5-HTP é um percursor da serotonina, considerada uma “hormona da felicidade”. Venha conhecer melhor este suplemento no nosso artigo.

5-HTP: o seu aliado no combate à depressão, insónia e excesso de peso
O aminoácido extraído de uma planta africana que ajuda na melhoria da atividade cerebral.

O 5-HTP é uma substância natural, mais precisamente um aminoácido, que podemos obter a partir das sementes de uma planta africana chamada griffonia simplicifolia.

A importância do 5-HTP prende-se com o facto de ser um suplemento rico em triptofano, um aminoácido essencial que, juntamente com a vitamina B3 e o magnésio, servem para produzir a serotonina.

Importância da Serotonina no organismo


felicidade e 5htp

No nosso cérebro, os neurónios comunicam através de moléculas chamadas neurotransmissores, sendo a serotonina um dos mais importantes.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

De facto, a serotonina é chamado o neurotransmissor da felicidade e bem-estar, visto que regula o humor e a concentração, promove um sono de qualidade, aumenta a capacidade cognitiva, regula a contração muscular e a função cardiovascular e ajuda a controlar o apetite e o peso.

O stress, má alimentação e um estilo de vida sedentário têm como consequência que a diminuição da produção de serotonina.

Consequentemente, níveis baixos de serotonina estão associados a problemas como ansiedade, depressão, alterações do humor, irritabilidade, excesso de peso e distúrbios do sono.

O 5-HTP é rapidamente absorvido pelo organismo e os seus efeitos fazem-se sentir pouco tempo depois do seu consumo, visto que atravessa facilmente a barreira hematoencefálica.

Quanto maior for a disponibilidade de 5-HTP, mais serotonina será produzida.

Benefícios do 5-HTP


Controlo da depressão e ansiedade

depressão

Como já referido, a serotonina desempenha um papel muito importante no tratamento de depressões, daí então a relação do 5-HTP com o tratamento desta patologia.

De facto, o 5-HTP provou ser mais seguro e eficaz que alguns medicamentos prescritos habitualmente para o tratamento da depressão, obtendo, muitas vezes, bons resultados em pacientes que não respondem aos medicamentos anti-depressivos tradicionais.

O estudo mais significativo comparou o 5-HTP com a fluoxetina, um inibidor seletivo da recuperação da serotonina.

O que se verificou foi que no grupo que recebeu 5-HTP, a percentagem de diminuição da depressão foi de 60,7% versus 56,1% relativos àqueles que receberam fluoxetina.

A resposta dos doentes tratados com 5-HTP também foi mais rápida do que com a fluoxetina.

Além da depressão, o 5-HTP também auxilia no controlo de crises de ansiedade e/ou pânico devido aos benefícios que promove em termos de relaxamento e bem estar psicológico.

Evita Insónias e melhora qualidade do sono

sono

Um dos benefícios mais diretos do 5-HTP é a na melhoria da qualidade de sono, e o facto de ajudar a adormecer mais rápido.

O sono está dividido em vários ciclos. Um padrão de sono normal inclui entre quatro e sete ciclos, distribuídos durante toda a noite.

Cada ciclo é constituído por duas partes principais: a primeira inclui a diminuição da atividade cerebral e uma redução no nível de consciência; a segunda denomina-se sono REM, e é a fase em que ocorrem os sonhos.

O 5-HTP ajuda a diminuir as irregularidades nos patrões de sono e promove um sono mais profundo e reparador, sendo, inclusive, mais eficaz do que a melatonina para este efeito.

Vários ensaios clínicos têm demonstrado excelentes capacidades do 5-HTP para promover um sono reparador, tanto em indivíduos saudáveis como naqueles que sofrem de insónia.

Promove a perda de peso e massa gorda

perda de peso

Associada à sensação de bem-estar que promove, o 5-HTP promove uma sensação de maior saciedade após as refeições. Consequentemente, a ingestão energética será menor, o que possibilita a perda de peso.

Além disso, o 5-HTP ajuda a evitar e controlar a compulsão alimentar e a ingestão descontrolada de alimentos ricos em hidratos de carbono, prevenindo o desenvolvimento de distúrbios alimentares, nomeadamente a bulimia nervosa.

Neste contexto, estudos recentes demonstraram que mulheres que tinham recebido um placebo perderam apenas 1 Kg, em contraste com mulheres que tomaram 5-HTP, que diminuíram cerca de 4,7 Kg.

Não obstante a este efeito, a prática de uma alimentação saudável e adequada não deixa de ser essencial para a perda de peso e massa, não bastando níveis altos de serotonina para perder peso.

Ajuda no alívio dos sintomas da fibromialgia e da enxaqueca

enxaqueca

A fibromialgia é uma doença que apresenta como sintomas a dor muscular crónica e o esgotamento. É uma doença relativamente comum que afeta cerca de 4% da população.

Já a enxaqueca caracteriza-se por dores de cabeça crónicas, causadas por uma excessiva dilatação dos vasos sanguíneos na cabeça. A dor é o resultado de sangue bombeado com cada batimento cardíaco através destes vasos.

Tanto a enxaqueca como a fibromialgia têm uma característica comum: ambas são caracterizadas por baixos níveis de serotonina nas pessoas que as sofrem.

Como tal, o aumento dos níveis de serotonina reduz os sintomas destas doenças.

Em particular, a utilização do 5-HTP na prevenção da enxaqueca oferece vantagens significativas em relação ao tratamento farmacológico, visto que a serotonina promove a contração dos vasos sanguíneos e reduz a dor pelo aumento da quantidade de endorfinas, os analgésicos naturais do organismo.

Para os casos de fibromialgia, verificou-se que a combinação de 5-HTP (100 mg) com o extrato de hipericão (300mg) e o magnésio (200-250 mg), funcionam melhor do que cada produto separadamente.

Como tomar 5-HTP?


As doses dependem sempre do peso, sexo e atividade física da pessoa.

Idealmente, contra a depressão, a perda de peso, dor de cabeça e a fibromialgia deve começar com uma dose baixa, mais precisamente 50mg, 3 vezes por dia, cerca de 30 minutos antes de dormir ou comer (no caso da perda de peso).

Se não aparecem efeitos secundários depois de duas semanas, a dose deve ser aumentada para 100mg, três vezes por dia.

Este suplemento pode ser ingerido com as refeições, exceto nos casos de perda de peso, que deve ser tomado antes da refeição.

Efeitos Secundários e Cuidados associados à toma de 5-HTP


azia

O 5-HTP é um suplemento bastante seguro no seu todo, não apresentando efeitos secundários significativos.

De facto, os efeitos secundários mais comuns são: náuseas, azia e problemas gastrointestinais (inchaço e sensação de enfartamento).

No entanto, não deve ultrapassar a dose de 900 mg de 5-HTP por dia.

Como cuidados, deverá evitar uma exposição prolongada ao sol ou utilizar um bom protetor solar, pois este suplemento pode aumentar a sensibilidade da pele aos raios solares.

Além disso, não é recomendável tomar 5-HTP em simultâneo com bebidas alcoólicas e medicação antidepressiva, pois o 5-HTP pode potenciar o efeito das mesmas.

Por último, a toma de 5-HTP deve ser evitada por grávidas e mulheres a amamentar, assim como por pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.